Arco da Rua Augusta
Exposição sobre «A História da Europa e a Evolução das Fronteiras»
A festa contou com a actuação da charanga a cavalo e dos motociclistas da Guarda Nacional Republicana, de bandas sinfónicas e do grupo operacional cinotécnico da Polícia de Segurança Pública.
Entrei no Nicola do Rossio para beber um café e não resisti a tirar uma foto à pintura que representa o poeta Bocage, frequentador do Nicola, a troçar dos frades. É célebre a sua quadra ao ser interpelado pela polícia: Eu sou Bocage. Venho do Nicola. Vou p’ro outro mundo se dispara a pistola.
D. José I
25º Rei de Portugal no pedestal, a cavalo, a olhar para o Tejo
Projecção, num ecrã gigante, da evolução das fronteiras. O Espaço europeu Schengen, de livre circulação de pessoas, sem controlos nas fronteiras internas, foi agora alargado a nove dos países que em 2004 aderiram à União Europeia.
Alguns dias antes do Natal nevou pelas terras altas de Trás-os-Montes. A neve encanta-me. Durante a nossa estadia em Travancas, Chaves, não nevou mas os termómetros registaram temperaturas baixas, provocando fortes geadas durante a noite.
Assando castanhas à lareira
Alheira e chouriças na brasa
Este ano como não fez tanto frio, a matança do porco fez-se mais tarde e ainda há muito fumeiro que se encontra a secar à lareira.
Geada
Ceia da Consoada
Mesa à volta da qual se reunem, em Santo Antão do Tojal, em todos os Natais, familiares e amigos. Não são sempre os mesmos. Uns partiram e outros foram chegando, por afinidade ou laços de sangue.
Missa do Galo
Terminada a ceia de Natal, o grupo de familiares e amigos dirigiu-se à Igreja de Santo Antão do Tojal para a tradicional Missa do Galo. Tanto na igreja como em casa cantaram-se cânticos de louvor ao Deus Menino, o Salvador.
Prendas de Natal
Na minha infância, na aldeia, as prendas eram entregues às crianças no Dia de Reis pelo Menino Jesus. Mas no espaço de uma geração tudo mudou! O consumismo leva a que todos recebam prendas de todos, entregues, na noite de Consoada, pelo velhinho Pai Natal de barbas brancas! A descristianização crescente do Natal levou alguém a escrever, revoltado, nas paredes da Baixa de Lisboa: « Natal é Festa Cristã!» A sociedade de consumo é uma sociedade materialista. É sintomático que a referência à origem cristã da civilização europeia no preâmbulo da Constituição tenha levantado tanta celeuma!
Twinx, o gato francês, deitado, a apanhar Sol, sobre o musgo do presépio, feito com ternura pelo JP
Adeus, Ano Velho!Bucho e bolo-rei na tradicional ceia de passagem do ano, em casa, na companhia de amigos e familiares. O bucho é feito com costeletas de porco em sorsa. É cozido antes de ser servido à mesa, sendo acompanhado com batatas e couves.
Boneca de barro feita pela princesa há anos atrás, cercada por coroa de Natal.
2 comentários:
Ola professor!!Espero que tenha visto o meu email que lhe enviei e venho aqui dizer lhe que este seu ultimo post,está muito bom.Gostei bastante das fotografias de Tras os montes e tenho um dia de me deslocar ate la para conhecer toda aquela zona que desconheco,infelizmente, que é o norte do pais.Espero que as suas ferias de natal e passagem de ano tenham sido optimas tal como foi a minha,bastante animada,com alegria e saude acima de tudo!!Que este ano 2008 seja ainda melhor que 2007!!
Um grande abraco do seu ex aluno,
Francisco Catarino
o Natal o Natal, boas lembranças :)
Enviar um comentário