sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nós, os Europeus

Começou o merchandising político



Após a unificação da Península Itálica, em 1870, antes dividida em reinos, ducados e Estados Pontifícios, os chefes do movimento Risorgimento tomaram consciência que não bastava transformar a Itália num país unificado, era preciso forjar na população o sentimento de pertença a uma nova identidade política nacional: os italianos.

Um século depois, apesar dos regionalismos, há um Nós, os italianos. Napolitanos, venezianos, sicilianos e romanos são cidadãos italianos, partilham a mesma cultura e identificam-se como italianos.

Processo semelhante está a ocorrer na Europa com o processo de unificação europeia. Há quem diga que com o Tratado de Lisboa, a Europa, enquanto união política, está concretizada. Há leis e instituições políticas comuns; O euro, a bandeira azul com as doze estrelas e o Hino da Alegria representam a União Europeia. Falta criar nos povos da Europa, do Atlântico ao Mar Negro, da Ilha de Malta à Escandinávia, a consciência de que formam um “NÓS, os europeus”.

As eleições para o Parlamento Europeu em Junho, em todos os países da União Europeia, poderão servir para fortalecer o sentimento de pertença à mesma unidade política.





Todavia, a História tem revelado que a pedagogia para a formação de uma consciência europeia é ofuscada, durante a campanha eleitoral, pelo merchandising partidário.

Sem comentários: