sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Viva a República

E vivam os professores!

97º aniverário da implantação da República no Dia do Professor

Viva o 5 de Outubro de 1910


Os alunos sabem porque ficam hoje em casa

A totalidade dos alunos de Sociologia do 12º ano, T 10/11, num inquérito realizado dois dias antes do feriado, sabia que o dia 5 de Outubro é feriado nacional.

Aliás, à pergunta Indique a data dos feriados portugueses comemorados até 31-12-2007, o feriado do aniversário da Implantação da República é o único que é citado por todos os alunos. A proximidade da data, na altura em que o inquérito foi feito. pode ter ajudado a que ninguém tivesse deixado de o mencionar.


Concordam que 5 de Outubro seja feriado nacional

unanimidade. Nas razões para que a data seja celebrada surgem algumas nuances Importante para todos? A monarquia tem os seus adeptos e o pretendente ao trono de Portugal, o Duque de Bragança, Dom Duarte Nuno Fernando Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco Xavier Raimundo António de Bragança, tem uma legião de admiradores entre os republicanos. Pessoalmente, acho-o simpático, um senhor à moda antiga. Só lamento que tendo Bragança no título, não dê à cidade maior visibilidade nas suas actividades de duque herdeiro do trono. Porque não fazer História, instalando uma residência e um museu da Casa de Bragança na cidade?Independente, mancebo?
A jovem parece não alinhar com ditaduras, pois não?

- Porque é um dia que deve ser comemorado, a liberdade do país. Não estará a confundir este feriado com o Dia da Liberdade?

- Concordo ... pois nesse momento a monarquia acabou e isso deve ser comemorado e lembrado. Cá está! Um povo não deve perder a memória! Este jovem iealista acredita no progresso e não alinha com discriminações! Ser do contra nem lhe fica mal, afinal 2007 é o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos

Voilà uma cabecinha pensadora, a sério! Aproveitar o 5 de Outubro para reflectir sobre o nosso "NÓS", o que fomos, o que somos e que devir queremos!

Hoje, o palácio presidencial está aberto ao público. Uma boa oportunidade para dar um passeio por Lisboa, logo à tarde, e para ver o render da guarda diante do Palácio de Belém.Estive em Belém. Não entrei no Palácio, a fila era demasiado grande. Em jeito de reportagem fui até ao Coliseu dos Recreios tomar o pulso ao Dia do Professor. Cá fora, na Rua das Portas de Santo Antão, não se dava conta da presença de professores no local. Cheguei quando um grupo folclórico da Universidade de Coimbra terminava a sua actuação. Na escuridão da sala de espetáculos tropecei num estrado e teria caído se alguém não me tivesse segurado pelo braço. Pela voz reconheci a pessoa que me ajudou, era um colega da ESSJE! Sorrimos, tomámos uma imperial e depois fui-me embora para Belém, em vão. As portas tinham fechado dez minutos antes, pelo que a visita ao palácio presidencial ficou adiada!


Dia 5 de Outubro também é o
Dia do Professor!



Dia Nacional Professor, sim senhor! Muito bem informado anda este aluno!



Em alguns países há um dia especial para os professores. É feriado nos EUA, Brasil e noutros, pelo mundo fora. Em Portugal, não. O Estado não acarinha os seus professores, não reconhece que educar é missão. O professor, devido ao emaranhado de normas legislativas, perdeu autoridade, é desrespeitado e perde poder de compra. Na ESSJE, a exemplo do que acontece pelo país fora, salvo algumas excepções, não houve qualquer iniciativa no sentido de se comemorar este dia. Também, quem é que escolheu o 5 de Outubro para Dia do Professor? Não haveria outra data só para nós?Dia do Professor no Coliseu dos Recreios

Sem comentários: