quinta-feira, 23 de abril de 2009

Comemoração do Dia do Livro

Pequenos Cantores de Curral de Vacas

Actuação dos alunos da escola primária de Santo António de Monforte, ex-Curral de Vacas, durante o encontro com a escritora Ana Maria Magalhães, no auditório do centro cultural de Chaves. Actividade inserida no Projecto Educativo Inter-Escolas, do Agrupamento Nadir Afonso, visando comemorar o Dia Mundial do Livro em 23 de Abril de 2009

Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães




No passado dia 20 de Abril estive no Centro Cultural de Chaves a “fazer a reportagem” do encontro dos alunos e professores do agrupamento de escolas Nadir Afonso com a escritora Ana Maria Magalhães, autora de livros de aventuras para crianças dos seis aos catorze anos.





A minha ida ao evento pretendeu ser o ponto de partida de futuro trabalho voluntário nas escolas primárias de Argemil e Mairos, por nelas estudarem crianças da freguesia de Travancas.

Impressionou-me ver o auditório cheio de crianças, embora sejam poucas no conjunto da população concelhia.

Os meninos e meninas da Escola Primária de Santo António de Monforte cantam e tocam cavaquinho. Vestidos de soldados de Napoleão Bonaparte, participaram nas comemorações do Segundo Centenário da Segunda Invasão Francesa, no desfile de Carnaval de Chaves e na Feira dos Saberes & Sabores. A escola foi a vencedora do concurso “Pinheirinho dos 3 R’s” (Reciclar, Reduzir e Reutilizar), organizado pela Associação para a Promoção do Centro Urbano de Chaves – ProCentro.




Alunos e professoras das escolas EB 1 de Argemil e de Mairos, entre outras, assistindo às diversas actividades.







Ana Maria Magalhães a ser entrevistada por alunos.

A história de um dos livros preferidos da escritora “Uma Aventura nas Férias de Natal” passa-se numa quinta dos avós paternos, no Vale da Vilariça, em Trás-os-Montes, onde, em criança, passava as férias do Natal.





Autografando livros






Exposição e venda de livros de Ana Maria Magalhães no Centro Cultural










Alunos e professoras da Escola EB1 de Mairos, Chaves.





Alunos à espera de transporte para as respectivas escolas.

Sem comentários: