quarta-feira, 9 de maio de 2007

Dia da Europa

Europe Day







O que é o Dia da Europa? O dia 9 de Maio, Dia da Europa, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. Este dia constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.








Na ESSJE o Dia da Europa foi festejado com o hastear das bandeiras portuguesa e europeia. A vivência deste acto pelos jovens contribui para o desenvolvimento neles de uma consciência europeia.








A sala de convívio da escola foi enfeitada com panos azuis e amarelos, decorada com bandeiras da União Europeia e nela foi montada uma banca com material fornecido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.














Ultimar de preparativos para a exposição de cartazes saudando a entrada da Roménia e da Bulgária na União Europeia em Janeiro de 2007
Os embaixadores da Bulgária e da Roménia a hastearem a bandeira do respectivo país, numa cerimónia de boas-vindas organizada pela representação das comunidades europeias em Lisboa, em 10 de Janeiro de 2007. Dados de um inquérito a alunos da ESSJE revelam um grande desconhecimento sobre a Roménia e a Bulgária.

O Luís, o João Paulo, o Tomás e o André, do 12º ano, turma 8, asseguraram a distribuição de material aos colegas, funcionários e professores. Fizeram um trabalho cinco estrelas. Entre eles, a dar força, a colega Lurdes Valbom, coordenadora do 7º grupo.



Foram expostos cartazes a dar conta da participação no concurso «Nous l'Europe» e da viagem a Estrasburgo, como prémio por o projecto «L'Europe à Coeur: de l'Atlantique à la Mer Noire» ter ganho o concurso. Na Roménia, onde o professor coordenador do projecto se deslocou para uma acçao de formação, a Televisão de Craiova fez desse prémio uma notícia.


A comemoração do Dia da Europa na escola não podia passar despercebida. A decoração e o facto de estar situada no hall de entrada davam nas vistas. O Hino da Alegria, orquestrado por Karajan e o Te Deum, de Marc-Antoine Charpentier, tocados nos intervalos das aulas, também contribuiram para dar à escola um ar de festa solene.


























Os professores marcaram presença também, sendo acarinhados pelos alunos quando se aproximavam à procura de informação sobre a União Europeia.





















O Francisco, em entrevista à rádio da escola, ESSE JOTA Rádio, falou do projecto laureado «L'Europe à Coeur - de l'Atlantique à la Mer Noire», que o levou a ele e aos colegas, a Estrasburgo, com escala em Basileia na Suiça.
































Jean Monet, considerado o Pai da Europa, dá à educação um importante papel na construção de uma identidade europeia.
9 de Maio, Dia da Europa
Caminhar juntos, unidos na diferença






2 comentários:

FC disse...

Gostei bastante da exposicao deste dia em que se comemorou o dia da Europa,em que a escola representou este dia da melhor maneira sem duvida alguma.Acho que todas as pessoas gostaram bastante da exposicao,das fotografias e podemos concluir que foi bastante positiva a nossa prestacao.Acho que ficaram a conhecer um pouco mais sobre esta Europa que segue o lema "Unidade na diversidade" e é isto que se pode constatar neste grande dia.Relativamente a minha entrevista que dei na radio,gostei bastante de a dar,e penso que expliquei um pouco sobre o que foi o nosso projecto e como alcançamos este 2º lugar.Obrigado stor por tudo,e estamos todos muito agradecidos.


Francisco Catarino

FC disse...

Ola stor!Passei apenas aqui para nao se esquecer de ir dando uma vista de olhos pelo meu blog,embora eu nao prometa que o mesmo seja actualizado regularmente e diariamente devido a altura em que estamos,altura essa de testes e exames,em que o trabalho é muito e o tempo é escasso.
Abracos


Francisco Catarino