terça-feira, 18 de dezembro de 2007
11º A - Convívio na Sala de Aula
sábado, 15 de dezembro de 2007
Quadro de Excelência II
As condições mínimas de candidatura ao Quadro de Excelência são:
- Obtenção de média de 16 valores, ponderada pela carga horária semanal de todas as disciplinas;
O encanto da Carolina. Quando me manifestou o seu reconhecimento por ter ido assistir à entrega dos diplomas, fiquei satisfeito, feliz comigo próprio. Futura gestora, frequenta o curso de Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.
Momento de música
Vista parcial da sala de convívio, decorada para os festejos de Natal e preparada para o lanche oferecido aos alunos diplomados e seus familiares, alguns dos quais já foram também alunos da escola.
Convívio, acompanhado de café, chá, sumos e iguarias doces e salgadas, feitas pelas senhoras que trabalham na cozinha da escola.
João Paulo, Francisco, Carolina e Tomás,
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Porreiro, Pá!
Nesse dia, o primeiro-ministro, visivelmente satisfeito, cumprimentou o presidente da União Europeia, Durão Barroso, e apertando-lhe a mão, disse-lhe:
O Mosteiro dos Jerónimos, expoente máximo do estilo manuelino, o gótico português, foi o local escolhido para a assinatura do Tratado de Lisboa, oficialmente designado Tratado Reformador da União Europeia
No mesmo local, em 1985, Portugal assinou o tratado de Adesão à CEE - Comunidade Económica Europeia, nome pelo qual era conhecida a organização, desde a sua fundação em 1957. A mudança de nome ocorreu em 1992, com o Tratado de Mastricht, passando a partir de então a chamar-se União Europeia.
A assinatura do Tratado de Lisboa era a prioridade das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, iniciada em Julho e em vigor até 31 de Dezembro, data a partir da qual, durante seis meses, a presidência vai ser ocupada pela Eslovénia.
À cerimónia de assinatura do tratado no Mosteiro dos Jerónimos só faltou o primeiro-ministro inglês. Especulou-se sobre o seu atraso, apontado-se diversas razões.
Tenho uma interpretação pessoal. Partindo do princípio que o primeiro-ministro inglês se terá comportado como uma prima dona despeitada, o seu atraso deve-se a uma zanga com José Socrates por este não ter impedido a presença de Robert Mugabe, presidente do Zimbabué, na cimeira da União Europeia com África, realizada em Lisboa alguns dias antes.
O Presidente da República quis associar-se ao festejo da assinatura do Tratado de Lisboa convidando para almoço, no Museu dos Coches, as delegações dos 27 Estados membros da União Europeia.
Segundo os meios de comunicação social, a ementa era tipicamente portuguesa.
Da sobremesa faziam parte os famosos pasteis de Belém, regados com vinho do Porto, da safra de 1957, ano em que foi assinado o Tratado de Roma.
Caminhando para a recta final da presidência portuguesa da União Europeia pode dizer-se que as prioridades foram cumpridas.
Para além do Tratado de Lisboa foi realizada a Segunda Cimeira da União Europeia com o continente africano e a primeira cimeira da União Europeia com o Brasil, cimeiras com a Rússia, Índia e China, assumindo Portugal o papel de ponte entre a Europa e outros continentes.
Coroada de êxito a Presidência Portuguesa da União Europeia, cabe agora saber se o governo vai cumprir a promessa eleitoral de referendar o tratado ou se vai cumprir o acordo estabelecido entres os 27 Estados membros da UE para que o Tratado Reformador seja ratificado pelos parlamentos nacionais durante o ano de 2008 para entrar em vigor em Janeiro de 2009.
Se não cumpre a promessa eleitoral de referendar o tratado, a oposição, em coro, vai chamá-lo de mentiroso. Se realiza o referendo o Tio Sarkozy e a Tia Angela Merkel, os verdadeiros artífeces do tratado, entre outros mimos, vão chamá-lo de traidor.
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
"Andemos, Paremos e Mijemos ..."
Alunos e professores da Escola Secundária de São João do Estoril no PE
Ao longo de 36 horas de viagem, do Estoril a Bruxelas, foram feitas diversas paragens, para cumprimento da legislação comunitária. A camioneta saiu de São João do Estoril às 7,30 horas, tendo passado por Caldas da Raínha para apanhar um motorista e por Espinho, para alunos e professores da Escola Secundária Manuel Laranjeira seguirem connosco.
Aquae Flaviae, Cidade Termal
A camioneta seguiu em direcção a Chaves, por auto-estrada. Na cidade transmontana, banhada pelo Tâmega, fez-se uma paragem de uma hora, dando tempo de almoçar a quem não levou sandes. Saída de Chaves por volta das 16h30 em direcção à fronteira.
BURGOS
Porta de Santiago
Durante o jantar o savoir être de alunos da ESSJE ficou demonstrado no diálogo cortês que mantiveram com os eurodeputados do PCP, Dr. Pedro Guerreiro e Dra. Ilda Figueiredo.
10 de Dezembro
Os professores de Economia, História e Sociologia, da ESSJE, diante da sede do PE
Sessão de informação e debate no PE com os deputados anfitriões.
Plenário
Alunos e professores das escolas secundárias de São João do Estoril e de Espinho.
La Grande Place
É o coração de Bruxelas, a praça mais linda da cidade, rodeada de edifícios em estilo gótico.
Chocolate belga
Paris by Night
A cidade-luz encanta a qualquer hora do dia e do ano
Jardim das Tulherias
Pirâmide do Louvre
Praça do Centro de Arte Moderna Georges Pompidou
Abraços de borla!
A Ana Teresa e a Larissa não resistiram à oferta e quiseram experimentar!
O Triunfo do Gótico
Catedral de Notre Dame e Torre de Saint Jacques, de onde, na Idade Média, os peregrinos partiam em peregrinação até Santiago de Compostela
No hall do hotel à espera do regresso a Portugal
A viagem aproxima-se do fim. Há quem durma, quem troque emails, quem toque e quem cante.
Dra. Ana, Diana e motoristas, companheiros de viagem. A eles, obrigado pelo que fizeram, dentro das suas funções, para que a viagem decorresse com elevado nível pedagógico, serenidade e segurança.
Até sempre colegas de Espinho!
Chegada em Espinho