terça-feira, 18 de setembro de 2007

Carta a Incertos

Horário de um professor em fim de carreira
Enquanto não me reformo e aguardo pela resposta à Carta Aberta dirigida à Ministra de Educação e ao recurso hierárquico que interpus, por não ter sido provido como professor titular, continuo, como sempre fiz, a dar aulas.

Tenho um horário sobrecarregado, com OPTLs, furos e acréscimo de tempos lectivos e não lectivos. Pela primeira vez trabalho de manhã, à tarde e à noite, com dois programas novos para leccionar: Economia B, do 11º ano, a alunos do ensino nocturno, e uma disciplina nova chamada Cidadania e Mundo Actual. Só quando me foi entregue o horário soube que esta disciplina integra o currículo de cursos profissionais, destinados a dar novas oportunidades a alunos do 9º ano, com dificuldades de aprendizagem. Sinto-me como se tivesse sido mandado atirar à água, sem ter recebido lições de natação e salva-vidas. E mais não digo, por enquanto, sobre os propagandeados benefícios destes cursos, para os alunos que neles se inscreveram.
Mas uma questão se impõe: com que tempo fico para preparar aulas, fazer e corrigir testes, trabalhos de casa e outras fichas?
Quanto a Sociologia, foi-me atribuída uma turma de 29 alunos das turmas 10 e 11 do 12 º ano. Escrevo sumários em dois livros de ponto e vou às reuniões de duas turmas; no entanto, para efeitos de carga horária, só conta como se tivesse uma. Tenho problemas auditivos que se agravaram ultimamente e a sala de aula está a abarrotar. Contudo, os meios de comunicação social transmitem para a opinião pública a ideia de que o ratio de alunos por professor, em Portugal, é dos mais baixos da União Europeia. Nestas condições, prevejo que só com esforço hercúleo e muita dedicação a estes jovens é que vou ultrapassar as dificuldades criadas pelo actual sistema educativo. Espero que os encarregados de educação me ajudem, sensibilizando os seus educandos para a necessidade de serem assíduos, pontuais, empenhados e respeitadores da autoridade do professor.






Sem comentários: