segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Férias de Natal da Ioana na Roménia


Passados dois anos e meio da minha vinda para Portugal, voltei à minha terra natal, cheia de saudades dos familiares e amigos. Parti de Portugal em direcção a Turim, Itália, onde passei 2 dias. Depois, foi a continuação da longa viagem até à Roménia.
À chegada, um sentimento de nostalgia me invadiu quando vi lugares tão familiares e pessoas de que tanto gosto. A alegria foi tanta que quando entrei em casa dos avós senti, realmente, que estava em casa!
Mas a verdadeira festa começou quando vi os meus amigos!


Como sempre, na Roménia havia neve, muita neve. Passei os dias a praticar desportos de Inverno.


Depois fui para a casa de férias da família, na Transilvânia, onde aproveitei para saborear pratos típicos da Roménia, preparados tradicionalmente.


Com a aproximação do Dia de Natal, começou a azáfama dos preparativos. Os mais novos da família fizeram a árvore de Natal, cortada pelo avozinho. As mulheres encarregaram-se das refeições e dos doces e os homens trataram do arranjo da casa.

Na noite de 24 de Dezembro a família juntou-se para o jantar, num ambiente totalmente especial e apropriado para esse dia. Foi algo de maravilhoso. A partir de uma certa hora é costume, na Roménia, irem batendo à porta os vizinhos, amigos, conhecidos e familiares para cantar canções tradicionais, próprias da noite de Natal. Foi o que aconteceu em nossa casa. Como agradecimento, oferecemos aos visitantes doces tradicionais, bombons e, como sempre, convidámo-los a juntarem-se a nós, ao pé da lareira, para se aquecerem e partilharem a alegria de estarmos juntos num dia tão especial.

COLINDA - Cantar os Reis, Cantar as Janeiras

Portugal e Roménia, tão distantes na geografia da Europa e tão perto na preservação das mesmas tradições dos cânticos de Natal!

A casa ficou cheia de amigos. Depois de convivermos partimos todos para cantar em outras casas também. Era tão bom ver as pessoas assim, sempre com sorriso na cara e com vontade de festa, toda gente se esqueceu por uns momentos das preocupações de dia a dia.
Depois no dia 25 de Dezembro, de manhã, toda gente, ao acordar, foi para perto da árvore de Natal para abrir os presentes, o momento tanto esperado por todos. O dia continuou em família, como habitualmente.

Dia 26 de Dezembro tivemos de voltar para Portugal. Como à ida, paramos na Itália.
Foram umas férias maravilhosas e que espero repeti-las todos os anos.

7 comentários:

FC disse...

Ola professor!!Gostei deste post de umas ferias de uma aluna sua,suponho eu, nao?
Teve em lugares espectaculares pelo que vejo nas fotografias e pelo que ela propria descreve.Espero que os alunos continuem a colaborar e a enviar alguns textos para o professor depois o poder colocar no seu blog..acho uma optima iniciativa que ja foi tomada no ano passado connosco tambem!!
Um grande abraco do seu ex aluno,


Francisco Catarino

PEREYRA disse...

Olá, Francisco!

A Iona é uma talentosa jovem romena, minha aluna de Sociologia, que tem colaborado comigo em todas as iniciativas que lhe tenho solicitado. Pelo seu empenho, levei-a, entre outros, ao Parlamento Europeu em Bruxelas em Novembro.

E o Francisco, que tem feito? Que nota teve na disciplina de Economia? Tenho uma certa curiosidade em saber!

Até breve

Anónimo disse...

Vamos para a Roménia professor, outra visita de estudo, mas desta vez vai a turma toda!

PEREYRA disse...

lol :)
Era bom, era, Sofia!
Mas olhe, venha daí para Trás-os-Montes! Bom Carnaval.

FC disse...

Ola professor entao que tal foram essas ferias de Carnaval?O professor mascarou se ou nem por isso?Eu passei as no Algarve, na quinta do lago em que voltei de la 3a feira.Agora 2a feira comeca ja o 2o semestre da faculdade..!E planos de viagens ja ha alguns?
Grande abraco do seu ex aluno,


Francisco Catarino

Anónimo disse...

Que seja Professor! seriam umas mini férias bem passadas em Trás-os-Montes, talvez um fim de semana. temos é de arranjar espaço para os alunos todos! tenho a certeza que iam todos adorar passar um fim de semana no Norte

Kinha disse...

Bom dia!
Gostei muito do blog. Se ouder entrar em contacto cmigo para que possa fazer-lhe uma proposta, agradecia muitissimo. Aqui fica o contacto, catarina@minube.com.
Obrigada,

Catarina