sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Europeu das Línguas

26 de Setembro
European Day of Languages
Journée Européenne des Langues





Multilinguismo, um valor a preservar

A União Europeia encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.



A ideia é despertar o interesse dos jovens e menos jovens e desafiá-los a aprenderem línguas através da organização de actividades diversas. As línguas serão o tema de jogos e passatempos, serões literários, mesas redondas e muitas outras iniciativas.

O Dia Europeu das Línguas é comemorado todos os anos, desde 2001, em 26 de Setembro. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.

Em Portugal, 51,3% das pessoas entre 25 e 64 anos não falam qualquer língua estrangeira (36,2% é a média da UE), porcentagem que coloca o país em penúltimo lugar, depois da Hungria (78,4%).

No outro extremo está a Lituânia, onde apenas 2,5% dos adultos não falam outra língua, seguida da Suécia, com 5%.

Dos portugueses inquiridos, 22,3% responderam que falam um idioma estrangeiro (35,7% na UE) e 26,4% que falam dois ou mais (28,1% na UE). A segunda língua mais falada pelos portugueses é o inglês. Em relação ao número de alunos do segundo ciclo do Ensino Secundário que aprende línguas, Portugal não disponibilizou dados ao Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE.

O Reino Unido é o país onde mais estudantes não aprendem qualquer idioma naquele grau de ensino (51,4%, contra 6,4% na UE), seguido da Irlanda, com 18,8%.A média da UE para a aprendizagem de uma língua estrangeira é de 33,4% e de duas ou mais é de 60,1%.

Na Holanda, Luxemburgo e República Checa, todos os alunos do 2.º ciclo do Secundário aprendem pelo menos duas línguas estrangeiras.O inglês é a segunda língua mais estudada em 24 Estados-membros, com o francês a ocupar essa posição na Irlanda, Luxemburgo e Reino Unido.

1 comentário:

Anónimo disse...

porcaria