Ano Lectivo 2005/2006
Ano Zero, a criatividade à solta!
Ano Zero, a criatividade à solta!
As aulas de substituição no ano lectivo de 2005/2006 foram introduzidas na ESSJE com carácter obrigatório.
Como no início de carreira os professores do ensino secundário não usufruem de qualquer redução na sua carga horária de trabalho, composta por 35 horas semanais, 20 destinadas à leccionação e 15 horas para execução de tarefas fora da sala de aula que incluem reuniões, formação, preparação de aulas, correcção de trabalhos e testes, as aulas de substituição foram dadas por professores cujo horário lectivo de base foi sendo reduzido à medida que, de acordo com a lei vigente, atingiram determinada idade e tempo de serviço.
O ME se considerasse as aulas de substituição como actividade lectiva teria de pagá-las como trabalho extraordinário. Assim, persiste em considerá-las como actividade não lectiva. Na prática, a pretexto de obrigar os professores com horário reduzido a cumprirem 35 horas semanais de trabalho, o ME impõe um aumento da carga lectiva, sem consequente pagamento de horas extraordinárias.
Embora discordando da medida ministerial quanto à forma de implementação da Ocupação Plena dos Tempos Livres dos alunos, o professor, liberto de grilhões burocráticos, procurou fazer «coisas» que lhe dessem prazer fazer nas aulas de substituição, ocupando muitas horas de pesquisa e montagem na feitura de textos temáticos, surgidos ao longo do ano lectivo.
Como no início de carreira os professores do ensino secundário não usufruem de qualquer redução na sua carga horária de trabalho, composta por 35 horas semanais, 20 destinadas à leccionação e 15 horas para execução de tarefas fora da sala de aula que incluem reuniões, formação, preparação de aulas, correcção de trabalhos e testes, as aulas de substituição foram dadas por professores cujo horário lectivo de base foi sendo reduzido à medida que, de acordo com a lei vigente, atingiram determinada idade e tempo de serviço.
O ME se considerasse as aulas de substituição como actividade lectiva teria de pagá-las como trabalho extraordinário. Assim, persiste em considerá-las como actividade não lectiva. Na prática, a pretexto de obrigar os professores com horário reduzido a cumprirem 35 horas semanais de trabalho, o ME impõe um aumento da carga lectiva, sem consequente pagamento de horas extraordinárias.
Embora discordando da medida ministerial quanto à forma de implementação da Ocupação Plena dos Tempos Livres dos alunos, o professor, liberto de grilhões burocráticos, procurou fazer «coisas» que lhe dessem prazer fazer nas aulas de substituição, ocupando muitas horas de pesquisa e montagem na feitura de textos temáticos, surgidos ao longo do ano lectivo.
Tema – Símbolos Nacionais
Objectivos:
- Conhecer os símbolos da nação portuguesa
- Cantar o hino nacional
- Compreender a função dos símbolos.
Objectivos:
- Conhecer os símbolos da nação portuguesa
- Cantar o hino nacional
- Compreender a função dos símbolos.
Tema –
Símbolos Europeus
Objectivos:
- Conhecer os símbolos da União Europeia
- Relacionar os símbolos com a identificação a um espaço cultural
Bandeira
Hino europeu – Hino da Alegria
Objectivos:
- Conhecer os símbolos da União Europeia
- Relacionar os símbolos com a identificação a um espaço cultural
Bandeira
Hino europeu – Hino da Alegria
Tema
Feriados nacionais e locais.
Objectivos:
- Conhecer os feriados e respectivas datas.
- Compreender o porquê do festejo ou comemoração de cada feriado.
- Relacionar cada feriado com a preservação da identidade e da memória colectiva.
Objectivos:
- Conhecer os feriados e respectivas datas.
- Compreender o porquê do festejo ou comemoração de cada feriado.
- Relacionar cada feriado com a preservação da identidade e da memória colectiva.
Nª Srª da Conceição
Padroeira de Portugal
8 de Dezembro
Eleições presidenciais
Objectivos:
- Conhecer o processo de eleição do PR
- Identificar funções do órgão de
1 comentário:
A correr o teu blogue....continuo a gostar....
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