quarta-feira, 18 de outubro de 2006

A Minha Turma de Sociologia

Uma turma de sucesso

A grande maioria, alunos de 16 e 17 anos, fez todo o percurso escolar sem nunca ter reprovado. Tendo em conta este perfil pode-se caracterizar a turma como sendo de elevado sucesso.












Quanto ao sexo, é uma turma bastante equilibrada na repartição entre o sexo masculino, 52%, e sexo feminino, 48%.
Nacionalidade dos alunos
Na turma há três alunos estrangeiros - moldavo, angolano e brasileiro – 11% do total. Estes dados reflectem a importância crescente da imigração na composição da população residente em Portugal e na população escolar.




















Acesso a meios informáticos
Todos os alunos têm PC em casa, 85% dos quais têm acesso à Internet.
Comparativamente, é uma percentagem muito acima da média nacional, evidenciando superior bem-estar económico das famílias dos alunos.
FAMÍLIA
Todos os alunos vivem com familiares, predominando as famílias compostas por pais e filhos. Só em dois casos é que um ou dois avós partilham a mesma habitação com filhos e netos. É de realçar que um terço dos alunos vive só com um dos pais e outros familiares, percentagem superior à média nacional, e que a larga maioria vive com a mãe. Só num caso é que o aluno vive com o pai.

















Nenhum aluno é filho único. Alunos com 3 e 4 irmãos representam 41% do total. As famílias mais numerosas são as de maior e de menor rendimento.










Grau de instrução dos pais
Faltam dados relativamente a 17% dos pais. Contudo, no conjunto de pais de 22 alunos, nenhum é analfabeto. É assinalável o elevado número de pais com instrução de nível superior, 38% do total. Estes pais tendem a ter expectativas mais elevadas para os filhos.





















Taxa de actividade dos pais
Não há dados relativamente a 5 pais, ou seja 9% do total. A larga maioria dos pais exerce uma actividade. Em Setembro havia um desempregado e dois reformados. As domésticas não estão incluídas na população activa.




Cerca de cada quatro em cinco pais é assalariada, trabalhando por conta de outrem, no sector privado e no sector público. Os restantes trabalham por conta própria.


Sector Terciário
Nenhum pai trabalha no sector primário. Só 10% trabalha na indústria, representada pela construção civil. A ocupação no sector de serviços é esmagadora, destacando-se a educação, seguida de longe pelo sector da saúde.


Pais, quadros superiores
Mais de metade dos pais ocupa cargos de direcção ou de elevada capacidade técnica que exige formação de nível universitário.
Os professores são a categoria profissional mais representada. Nas profissões de menor rendimento surgem em primeiro lugar as contínuas e as empregadas domésticas.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco