sábado, 6 de janeiro de 2007

Roménia, a Europa desconhecida

Inquérito confirma
Roumanie, l'autre Europe inconnue. Enquête par questionnaire le confirme

A realização de um inquérito por questionário assentou na hipótese que os portugueses, em geral, e os alunos da Escola Secundária de São João do Estoril, em particular, pouco ou nada sabem sobre os novos membros da União Europeia, Bulgária e Roménia.
No que diz respeito à turma 8 do 12º ano, onde o inquérito por questionário já foi feito e os dados foram analisados, a hipótese inicial confirmou-se. A distância geográfica, a pertença durante décadas a blocos antagónicos e a fraca intensidade de intercâmbio cultural poderão ajudar a compreender esse desconhecimento.
É de esperar que, com a integração na União Europeia, o conhecimento acerca dos novos Estados membros, aumente gradualmente, entre os jovens.
Que fazer, entretanto, para que os alunos aumentem o seu conhecimento sobre esses países?
Alunos do 12º T8 viajam bastante Les élèves de la classe términale T8 voyagent beaucoup
Na turma, a repartição por sexos é equilibrada. Quase três em cada quatro alunos, uma larga maioria já viajou pela Europa. As raparigas viajam ligeiramente mais que os rapazes.
Dos alunos que viajaram, dois terços conhece três ou mais países europeus. No entanto nenhum esteve na Bulgária ou na Roménia, excepto um aluno moldavo, que conhece a Roménia.

Onde fica a Bulgária? Où se trouve la Boulgarie?

No questionário pediu-se aos alunos que assinalassem neste mapa da Europa a localização da Roménia e da Bulgária. O resultado é o que se segue:


Parece haver um grande desconhecimento relativamente à Bulgária. Só um aluno identificou correctamente o país no mapa da Europa. 30% não sabem onde fica e dois terços situam-na em nove países da Europa de Leste e dos Balcãs.
E a Roménia, onde fica? Et la Roumanie, est où? Quanto à Roménia, o conhecimento parece ser melhor. Um terço dos alunos identificou correctamente o país no mapa. A dispersão nas respostas erradas é menor, confundindo-se a Roménia apenas com países fronteiriços, exceptuando um que a situou na Bielo-Rússia.
O facto de nenhum aluno localizar a Roménia e a Bulgária em países ocidentais, indicia que sabem situar no mapa estes países, aqueles por onde normalmente viajam.

Quais são as capitais da Roménia e Bulgaria?

A maioria dos alunos sabe quais são as capitais dos dois países. Quase 60% sabe que a capital da Bulgária é Sófia e uma percentagem menor, ligeiramente inferior a 50%, também sabe que Bucareste é a capital da Roménia. A semelhança de nomes entre Bucareste e Budapeste parece ter provocado respostas erradas. Das respostas, pode concluir-se que os alunos aprenderam na escola os nomes das capitais mas não fixaram bem a localização geográfica dos dois novos membros da União Europeia.



Sim, os romenos são ortodoxos

Um pouco mais de metade dos alunos, 52%, acha, correctamente, que a maioria dos romenos é ortodoxa. Uma estimativa de 2002 revela que 87% da população romena é ortodoxa. Os católicos, o segundo grupo religioso da Roménia, não representam mais que 6% da população. No entanto, quase 30% dos alunos pensam que esta minoria religiosa é maioritária na Roménia.

Língua Latina ? SIM
A percentagem de alunos que identifica o romeno como língua de origem latina não vai além dos 43%. Seria de esperar, dado o seu grau de estudos, uma percentagem mais elevada. Mais de metade confunde o romeno com as línguas eslavas e germânicas, dominantes na Europa de Leste e nos Balcãs.




Danúbio É o segundo maior rio da Europa. Nasce na Floresta Negra, na Alemanha, e dasagua no Mar Negro, na Roménia. Os alunos ignoram que o Danúbio passa na Roménia. 43% não sabem e mais de metade dá a resposta errada, situando os rios Elba e Reno na Roménia. Só uma minoria, 10%, acerta na resposta.





Romenos mais conhecidos praticam desporto

Dois terços dos alunos desconhecem qualquer personalidade romena. Um em cada quatro cita um nome. As poucas personalidades conhecidas pertencem ao mundo desportivo: os jogadores de futebol, Marius Niculae, Georghe Hagi e a célebre ginasta Nadia Comaneci

Georghe Hagi
Uma glória do futebol romeno, nascido em 1965. Denominado o Maradona dos Cárpatos, foi seis vezes “o melhor jogador do ano” e eleito o melhor jogador romeno do século XX. Deixou de jogar em 2000 para ser treinador. Em 2006 era técnico do Politécnica de Timisoara, clube da primeira divisão.
Marius Constantin Niculae
Nasceu em 1981, em Bucareste. Foi avançado do Sporting, tendo marcado um golo no jogo contra o Newcastle, em Alvalade, jogo vencido pelo Sporting por 4 x 1. Em 2006 jogava no Standard de Liège, Bélgica.
Nadia Comaneci
Ginasta, nascida em 1961.
Pequenina e frágil, aos 14 anos, nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, Canadá, os seus saltos inesquecíveis com as barras assimétricas e paralelas assombraram o mundo, obtendo do júri sete vezes a nota máxima, 10. Um feito histórico nunca antes conseguido por outra ginasta. Foi perfeita em todos os exercícios. Ela conseguiu unir o que antes parecia impossível: audácia, voos impressionantes e, principalmente, movimentos precisos. Para casa levou três medalhas de ouro.
Nadia foi recebida como heroína na Roménia, que fazia parte do antigo bloco comunista. A fama, porém, custou-lhe a liberdade. Tratada como prisioneira de luxo, Nadia fugiu da Roménia um mês antes do ditador Nicolae Ceausescu ser deposto e fuzilado, em Dezembro de 1989. Obteve asilo nos Estados Unidos, onde hoje é dona-de-casa e mãe de família.





Sem comentários: