quarta-feira, 7 de outubro de 2009

99º Aniversário da República

A um ano do centenário da Proclamação da República, um pouco por todo o país, foi assinalado, sem pompa, o feriado nacional do Dia 5 de Outubro. O Chefe de Estado, a pretexto de não interferir na campanha eleitoral para a eleição dos órgãos de poder autártico, reduziu ao mínimo a sua participação nos festejos comemorativos.



No entanto, na Câmara Municipal de Lisboa, em cuja varanda foi proclamado o regime republicano, como é habitual, foi hasteada a bandeira nacional e os políticos, num ritual despojado de vida, fizeram discursos de circunstância.

«A República Velha nada alterou das tradições desonrosas da Monarquia. Mudou apenas a maneira de cometer os erros. (...) No que respeita aos erros de administração – a incompetência, a imoralidade, o caciquismo – ficámos na mesma, mudando apenas os homens que faziam asneiras, que praticavam roubos e que escamoteavam "eleições". De sorte que a República Velha era a Monarquia sem Rei». Fernando Pessoa

Era assim que o poeta via o regime republicano anterior ao Estado Novo. No entanto, passados trinta e cinco anos da madrugada libertadora do 25 de Abril de 1974, há porém sinais de que voltamos a tempos de má memória. A partidocracia instalada e um povo que elege quem "rouba mas faz" levam António Barreto a falar na "falta de carinho dos portugueses pela liberdade".


Câmara Municipal de Loures
Foi a 4 de Outubro de 1910, um dia antes da revolução que levou à implantação da República no resto do país, que um grupo de republicanos tomou os Paços do Concelho, na altura a funcionar noutro edificio, e içou pela primeira vez a bandeira verde e vermelha.

Quem não se tem coíbido de manifestar a sua oposição ao regime republicano é o grupo Causa Real. Os seus adpetos, que não considero patuscos, hastearam a bandeira monárquica em alguns edificios emblemáticos e defendem a realização de um referendo para saber se os portugueses querem ou não a restauração da monarquia.
Não sou monárquico e nem sei se tomaria o partido da monarquia no referendo! Acho, isso sim, a bandeira monárquica muito bonita e, sem a coroa, daria uma linda bandeira republicana!



Exéquias reais passando no local do crime


Monárquicos, apoiantes da restauração da monarquia, mandaram colocar uma placa comemorativa no edifício da esquina do Terreiro do Paço, onde o rei Dom Carlos I e o príncipe herdeiro foram assassinados.



Sem comentários: