terça-feira, 5 de junho de 2007

Good Bye, Lenin

Adeus, Lenine
Filme cuja temática está relacionada com os seguintes conteúdos do programa da disciplina de Sociologia:
Mudança social e mobilidade social
Após o filme ter sido visionado em aula, foi pedido aos alunos que pesquisassem na Internet e fizessem uma súmula do mesmo. O TPC foi feito por quatro dos 23 alunos.
No término do visionamento do filme havia uma ficha formativa para ser feita. Como não houve tempo para a fazer durante a aula, os alunos levaram-na para casa com a recomendação de a devolverem preenchida ao professor. Dez dos 23 alunos fizeram o TPC.

Esta postagem mostra alguns desses TPC e e-mails trocados com o professor.

TPC -Resumo do filme Adeus, Lenine

André Rosa Lopes
Olá professor!
Ainda bem que gostou do filme que eu e o Tomás escolhemos.
Em relação ao t.p.c. pedido pelo stor, está aqui. Encontrei estas informações no site do jornal Público.
Até Sexta e que tenha uma boa semana.


Tomás Arantes
Olá Professor!
Mando-lhe este e-mail como resposta ao TPC sobre o filme “Good Bye Lenin!”. Desculpe o atraso! Só o pude enviar agora devido a não ter utilizado o computador nos últimos dias.
Até Terça,
Atenciosamente

"A história tem início com as manifestações populares contra o regime marxista-leninista da Alemanha Oriental no ano de 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, momento em que muitos deixavam a cidade em direcção à Hungria para conseguirem entrar na Alemanha Ocidental. Entre os manifestantes, encontra-se Alex, filho de uma professora entusiasta do socialismo. A sua mãe viu-o quando é obrigada a descer do táxi em que estava e logo após sofre uma paragem cardíaca. Como efeito colateral, entra em estado de coma.
No hospital, Alex sente-se culpado pelo estado de saúde da mãe. Com o passar do tempo, ele conhece uma enfermeira chamada Lara. A mãe de Alex recupera, mas o muro de Berlim já tinha caído e a Alemanha unificara-se com a derrocada do socialismo na Alemanha.
Para que a sua mãe não sofresse um choque emocional que debilitasse a sua saúde, Alex recria no quarto do seu apartamento a extinta Alemanha Oriental, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo na Alemanha.

Francisco Catarino
Olá, stor, muito boa tarde!
Então, tudo bem?
Como pedido aqui esta a sinopse que elaborei sobre o filme Good bye, Lenine que visualizamos hoje na aula, o qual eu adorei completamente como aficionado também por filmes achei que esta muito bom e é de destacar 1 globo de ouro que foi atribuído a este filme, por isso estamos a falar de um grande e maravilhoso filme de não há muitos anos para cá. Aqui vai o texto que também ele pode encontrar no meu blog. franciscocatarino.blogs.sapo.pt (Alojado na SAPO) pois o meu outro blog viajareomelhor.blogspot.com esta alojado na BLOGSPOT como o blog indica. Aqui vai:

Outubro de 1989 era uma ma altura para ficar em coma, para quem vivesse na Alemanha de Leste - mas é precisamente o que acontece a mãe de Alex, um activista do progresso social. Oito meses depois, para surpresa de todos, Christiane acorda do seu coma. Mas o seu país mudou radicalmente e ela desperta numa Alemanha capitalista. O seu coração esta tão fraco que o menor choque pode leva-la a morte. E afinal, o que poderá ser mais dramático do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo sobre o seu país? Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, e para isso transforma os 79 metros quadrados do seu apartamento numa colónia de recordações onde a mãe é levada a acreditar que nada mudou na sua ausência.Numa maravilhosa, comovente e ao mesmo tempo divertida comédia, Wolfgang Becker relata a historia de um filho que vai até ao limite das suas forças para conseguir o milagre de salvar a sua mãe e faze-la acreditar que apesar de tudo Lenine conseguiu realmente vencer!"

Espero que goste desta minha sinopse, stor.
Muito obrigado por esta aula que correu mesmo bem e serviu para me instruir culturalmente destes anos em que não vivi, uma vez que tinha nascido apenas em 1988 e tinha apenas 2 anos e tudo isso para mim passava ao lado com essa idade. Agora que tenho 18 anos, sei o que se passou nos anos em que não vivi e fico pasmado e sinto apesar de tudo uma certa nostalgia daqueles tempos, que devem ter sido duros mas que marcaram a historia, uma época, e em memorias de muitas pessoas do mundo, estão marcadas grandes recordações de tempos que jamais voltarão.

Um grande abraço do seu aluno do 12º8

Ficha de Trabalho

Assunto: Relação do filme «Adeus, Lenine» com conteúdos de Sociologia

Questões:
1 - As transformações referidas no filme constituem mudança social ou evolução social? Justifique
.

2 – Comente a mobilidade social, de tipo geracional, presente no filme. Fundamente a sua resposta.

Clicar sobre o texto para conseguir ler


Ruben André

A partir da queda do Muro de Berlim, aconteceram transformações profundas, e aquela que mais me marcou no filme e destaco aqui, foi a entrada da Coca-Cola no mundo, antes oriental. Pois esta era considerada um símbolo do capitalismo e do poder do Ocidente.

.

André Lopes

A mãe era uma professora com papel de destaque na RDA e os filhos foram somente empregados do Burger King ecolocador de antenas para ver televisão. Nesta família é notória a mobilidade social descendente



Mª Carolina Sarmento

As transformações referidas no filme constituem mudança social, na medida em que todo o filme aborda uma mudança de regime e as suas respectivas consequências.

Luis Loy

A família da personagem era uma família com grandes capacidades financeiras, mas após a sua mãe ter entrado em coma, o status social que os dois irmãos ocupam decresceu, isto é, deixaram de ser uma família abastada.

1 comentário:

FC disse...

Ola stor muito boa noite!!
Gostei bastante de poder ver o meu texto que lhe enviei sobre o filme,e a minha opiniao no seu blog.Sem duvida alguma que este filme,vai ficar gravado na minha memoria durante bastante tempo,pois filmes bons cmo este dificilmente se esquecem.Retrata uma epoca pela qual eu gostaria de ter vivido,por uma serie de acontecimentos que fizeram mudar uma realidade social.

Obrigado mais uma vez.

Abracos


Francisco Catarino