terça-feira, 12 de junho de 2007

Avaliação Final a Sociologia




Sucesso escolar
A função da escola é a formação integral dos jovens que, além dos saberes técnicos, inclui valores e comportamentos. Medir o sucesso escolar apenas pelas classificações obtidas é redutor. No caso do 12º ano, Turma 8, à disciplina de Sociologia, o sucesso foi de 100%. Porém, a turma começou com 27 alunos e terminou com 23. Houve 4 que ficaram pelo caminho e não aparecem na estatística. Por esses cerca de 15% de alunos afectados pelo insucesso escolar, que pode fazer a sociedade para que não se transformem em insucesso social?

A auto-avaliação

É parte integrante da avaliação feita pelo professor, pois permite-lhe conhecer as expectativas do aluno e, eventualmente, se for caso disso, fazer algum ajustamento.

Todos os alunos do 12º ano, turma 8, fizeram a auto-avaliação escrita, excepto três que, tendo faltado, não a enviaram por e-mail.

Alguns alunos tendem a sobrevalorizar a sua auto-avaliação.Todavia, só num caso, é que a classificação atribuída pelo professor não correspondeu à classificação proposta pelo aluno.
















Denis Plamadeala, nº 5

















Tomás Arantes, nº 25






Ola, Stor!
Muito boa tarde!
Em primeiro lugar queria lhe agradecer (...) esta iniciativa de colocar as notas dos alunos na internet, o que possibilita mais facilmente e rapidamente os alunos saberem a sua nota em tempo real. Penso que é uma ideia muito boa, se for o caso, como é obvio, de no próximo ano o stor fizer isso com os seus próximos alunos (...) iria mostrar que era um stor que acompanha bastante as tecnologias e não se deixa ultrapassar pelas mesmas. (...)
Bem, falando então do que me leva a escrever este email:

A minha auto avaliação
Começo por dizer que este ano foi muito bom. (...) A viagem a Strasbourg e Basel foi, sem dúvida, o ponto alto, pois marcou-me imenso e jamais a esquecerei. (...) Só lhe tenho a agradecer por me ter escolhido para ir a esta espetacular viagem.
Relativamente às aulas ao longo do ano, correu tudo bem, foram sempre em constante melhoramento até ao final do ano. (...) Gostei bastante das materias dadas, concerteza que me vão servir para o resto da vida - então, se tiver algum cargo político, vou tentar usufruir de tudo o que aprendi na disciplina de Sociologia. (...) (Gostava, por acaso, de ter um cargo politico mas só o futuro o dirá).
Trabalhei bastante (...) e penso que fui melhorando ao longo do ano. (...) Fui sempre pontual e assíduo, não tendo nenhuma falta a Sociologia, nem a qualquer outra disciplina, o que demonstra o meu empenho em querer aprender. (...) Trabalhos de casa nao falhei um. (...) Participei sempre de uma forma ordenada e correcta na aula; relativamente à minha participação acho que mereço 18. (...)

Tento sempre fazer o melhor, para obter os melhores resultados, embora, nem sempre, estes são possíveis. O que é preciso é darmos sempre o melhor de nos mesmos e lutarmos por alcançar um estatuto social elevado na vida. (...) No segundo período tive a nota de 16. (...) Como quero entrar para um curso de Gestao Hoteleira, qualquer nota é muito importante para mim. (...) Por tudo isto acho que mereço um 17 de nota.
Gostei da disciplina e do stor, principalmente. Esteve sempre muito bem ao longo do ano e nos ajudou em tudo. (...) Obrigado por ter sido nosso stor este ano. Até amanhã. Cumprimentos do seu aluno.
Francisco Catarino


Olá, professor!
Espero que goste da minha auto avaliação. Tentei ser criativo
Até amanhã. Cumprimentos do seu aluno
André Lopes





Sem comentários: