terça-feira, 9 de outubro de 2007

Regresso à Escola - Back to School

O Dia do Projecto Europeu Regresso à Escola




Comemorado no dia 9 de Outubro, ficou marcado na ESSJE, pela presença de duas ex-alunas, actualmente a exercerem funções na Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Dra. Jacqueline Soulier Oliveira Sá, e na Direcção-Geral da Politica Regional da Comissão Europeia, em Bruxelas - a Dra. Manuela Passos.
O projecto Regresso à Escola, Back to School, integrado nos objectivos do Plano D da Comissão Europeia – Democracia, Diálogo, Debate - é uma iniciativa conjunta do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Governo Português, seguindo o exemplo de uma bem sucedida iniciativa, durante a Presidência Alemã, em Janeiro de 2007.
Em Portugal, cerca de 275 deputados e funcionários das instituições europeias aceitaram regressar no dia 9 de Outubro às suas escolas do ensino básico e secundário para, enquanto funcionários ou membros das instituições europeias, partilharem as suas experiências pessoais e profissionais com os alunos de mais de 200 escolas de todo país.
A Dra. Jacqueline Soulier Oliveira Sá pertence à fornada de alunos que entraram para a ESSJE quando foi inaugurada, em 1968, com o nome de Liceu Nacional de Cascais. Falando dos seus tempos de aluna, entre 1968 e 1973, referiu que nessa época não havia turmas mistas e que as meninas deviam usar bata até ao joelho. Hoje, as alunas andam de havaianas e de umbigo à mostra na escola mas no seu tempo, quando chegou a moda da mini-saia, subir a bainha, foi considerado um acto grave pelo porteiro. O episódio, contado por ela, provocou sorrisos de boa disposição nos alunos.






Durante o debate com as duas importantes funcionárias da Comissão Europeia, os estudantes de seis turmas, em dois turnos, tiveram oportunidade de conhecer melhor a Europa e debater o futuro da União Europeia.

As questões centraram-se no funcionamento das instituições europeias, no alargamento e na Educação e Juventude.
A sessão foi acompanhada pelos alunos com bastante interesse. Depois de feita a apresentação do percurso pessoal e profissional, o vídeo Fifty Years deu a conhecer os sucessivos alargamentos e as políticas comunitárias. A sucessão de tópicos abordados incluiu o tema «Portugal, 20 anos de Integração Europeia».




No final a Dra. Manuela Passos terminou com a questão aos jovens:
O que acham da
União Europeia?
A palavra aos jovens da ESSJE!

Questão da adesão da Turquia:

- É preferível tê-la dentro que fora, como inimigo

Imediatamente a seguir à sessão das 10h30, na aula do meio-dia, os alunos de Sociologia, 12º ano, turma 10/11, ao chegarem à sala, foram confrontados com a questão da adesão da Turquia à União Europeia.
O professor dividiu a turma em quatro grupos e entregou a cada grupo um texto diferente para ser analisado.








O objectivo imediato era consciencizá-los da problemática da adesão turca à UE, para, num segundo momento, se falar de multiculturalismo, estilos de vida, migrações, inclusão e exclusão social, valores, choque de civilizações e outros conceitos sociológicos.









Textos_de_análise:
- Os turcos às portas de Viena
Nuno Severiano Teixeira, DN, 05/10/2005
A Adesão da Turquia à União Europeia

O grande interessado na adesão turca é Washington
Entrevista a Milan Rodos por Miguel Lourenço Pereira
http://jpn.icicom.up.pt/












Conclusões de cada grupo








4 comentários:

FC disse...

Só iniciativas e so projectos.È assim mesmo!!Continue assim stor,

Um grande abraco do seu ex-aluno,


Francisco Catarino

Anónimo disse...

Foi uma grande palestra, muito interessante, e o facto de as senhoras terem estudado na nossa escola fez interessar mais os alunos!

sofia luis

Anónimo disse...

Actualmente a União Europeia é um espaço multicultural, que deve fazer parte da aprendizagem e do quotidiano de todos nós.Para Portugal foi sem dúvida um enorme passo (e talvez o mais decisivo da sua história) ter aderido à União Europeia.Acções deste tipo, devem ser cada vez mais fomentadas.
Parabéns pelo post.

João Rocha

Anónimo disse...

grande joão rocha! sofia