quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Geração Internet já cá está!

Conferência E-Learning Lisboa 07
Nos dias 15 e 16 de Outubro realizou-se no Centro de Congressos da antiga FIL a 4ª Conferência Europeia de e-learning, sob o signo da Agenda de Lisboa. Incorporação das novas tecnologias nas organizações, aquisição de competências para novos empregos e literacia digital foram algumas das questões abordadas.
Só pude estar presente no primeiro dia. Com o novo Estatuto da Carreira Docente, todo o tempo é ocupado, além das aulas, em actividades não lectivas de carácter obrigatório. Ironicamente, contrariando um dos objectivos desta conferência, não há espaço para a formação contínua dos professores, actividade doravante feita à margem, acarretando custos adicionais para os docentes que se queiram actualizar. Na Sexta-feira, dia 19 de Outubro, pelo mesmo motivo, não pude estar presente no encontro sobre O Estado da Sociologia em Portugal, realizado no ISCTE pela Associação Portuguesa de Sociologia. Teria sido interessante ter ficado a par do que se faz em Portugal em termos de formação, investigação e empregabilidade mas outros valores falaram mais alto.Geração Google
Na Conferência de E-Learning encontrei estes dois jovens irmãos, estudantes-trabalhadores do ensino nocturno, aos quais, no ano lectivo de 2005/2006, dei aulas de Economia. Foi um prazer tê-los tido como alunos. São a nata do que há de melhor entre alunos, em educação e em conhecimentos sobre a actualidade e a teoria económicas. Um deles entrou este ano no ISEG. É de prever que dentro de alguns anos sejam influentes quadros políticos, directores de serviços na Administração Pública ou dirigentes de importantes empresas do sector privado. Deus os acompanhe. Os sacos vermelhos ao ombro, oferecidos aos participantes pelos CTT, davam uma nota garrida ao ambiente, geralmente cinzentão neste tipo de encontros profissionais. Nos intervalos da conferência, na Área Exposicional, as entidades ligadas ao sector do e-learning, publicitavam os seus produtos. Com as TIC é possível dar aulas mais interessantes, e menos desgastantes para o professor. Foi através de uma delas que fiquei a saber que a minha escola tinha uma Plataforma de E-Learning Moodle, na qual me registei, logo a seguir - 12º ano, Turmas 10 e 11 , disciplina de Sociologia. Gostei, particularmente, de uma demonstração de aula, sobre Cidadania. Agora, espero convencer o boss da ESSJE da utilidade desse software, para que autorize a sua aquisição.
Nos intervalos também havia animação, desde jazz a gaiteiros.
A ENA- Escola de Negócios e Administração não quis perder a oportunidade para publicitar a aprendizagem de Mirandês na net, segunda língua oficial de Portugal, e ensinada nas escolas públicas de Miranda do Douro, a cerca de 450 alunos.
A Conferência de E-Learning resultou da conjugação de esforços de entidades privadas e públicas, sendo de destacar o apoio da Comissão Europeia e do Governo Português, representado pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social. A este coube a tarefa de elogiar a política governativa. Portugal é o terceiro país, a nível europeu, a disponibilizar serviços públicos em linha.
Segundo os organizadores, inscreveram-se na conferência 1 500 participantes, alguns deles estrangeiros. Em algumas das sessões, onde os oradores eram estrangeiros, houve problemas relacionados com a falta de tradutores, desmotivando participantes que não compreendiam inglês. "Que a famosa luz de Lisboa nos inspire nos trabalhos", desejou o ministro na sessão de abertura.
Fora da FIL, a luz de Lisboa convidava ao passeio e alguns dos participantes não resistiram partir à descoberta da cidade. Sobre a Conferência de E-Learning ver os seguintes sítios:http://www.elearninglisboa.com/
http://europaelearning.blogspot.com/

4 comentários:

Anónimo disse...

Professor nos podemos nos inscrever nessa plataforma, nos ja temos plataformas de economia e de historia e sao sempre bem vindas!

Cumprimentos Sofia Luis

Anónimo disse...

Obrigado pela a sua resposta professor, já me inscrevi :)

Cumprimentos Sofia Luis

Anónimo disse...

Ola Professor Adriano !Esta tudo bem consigo espero que sim !Queria lhe dar os parabens por mais uma vez ter conseguido mais uma viagem desta vez a Bruxelas !Com os melhores cumprimentos do seu antigo aluno Denis Plamadeala

FC disse...

Ola professor entao tudo bem consigo?Entao como foi o seu feriado hoje?Aproveitou-o bem?Queria saber novidades,e tou a ver que esteve numa conferencia do e-learning,do que se fala bastante actualmente.Va dando noticias e passando pelo meu blog,
alguma coisa é so perguntar ou assim!
Grande abraco do seu ex-aluno,


Francisco Catarino

PS: Continuacao de boas aulas,e que tudo corra da melhor maneira!!!
Saudades das grandes e unicas aulas de Sociologia!!Saudades....