domingo, 25 de novembro de 2007

Viagem a Bruxelas

Os 10 Magníficos!

Estes são os alunos de Sociologia que escolhi para levar comigo ao coração da democracia europeia, o Parlamento Europeu, em Bruxelas, de 26 de Novembro a 1 de Dezembro.

Mas o grupo é mais numeroso; é constituído por 22 alunos de diversas turmas e três professores da ESSJE e por outro grupo da Escola Secundária Manuel Laranjeiro, de Espinho.

A viagem ao Parlamento Europeu é feita a convite do eurodeputado do PCP, Dr. Pedro Guerreiro. O convite surgiu na sequência de contactos que tive com instituições europeias e grupos parlamentares europeus.

Durante a estadia na Bélgica está prevista uma visita ao campo de concentração de Breendonk, construído durante a II Guerra Mundial, que já conheço de viagem anterior ao Parlamento Europeu, com outro grupo de alunos e professores de Clubes Europeus. Acho importante os jovens fazerem essa visita a Brendonk para perceberem bem a importância de a Europa viver em paz e unida, sem racismo e xenofobia.

A viagem é feita em camioneta. Vai ser cansativa mas os alunos estão entusiamados.
À ida há uma paragem em Burgos e no regresso, faz-se estadia de um dia em Paris. Nas duas cidades os alunos irão contactar com um dos Caminhos Culturais Europeus: O Caminho de Santiago. As rotas dos peregrinos contribuiram para a formação da cultura europeia e para cimentar uma unidade cultural cultural da Europa e, nós, professores acompanhantes, pretendemos que eles percebam a importância desse contributo para a formação da Europa Unida na diversidade de nações e línguas.
Do grupo de alunos que vão ao Parlamento Europeu em Bruxelas fazem parte alunos estrangeiros a estudar na ESSJE, evidenciando uma realidade nova, a diversidade nacional nas escolas e ilustrando o grau de integração desses alunos na cultura portuguesa.

2 comentários:

FC disse...

Ola professor!!!
Bem estou a ver que aí vai mais uma viagem,muito bom mesmo,grandes projectos e tenho a certeza de que os alunos irao gostar com toda a certeza.Grande viagem que vai ser essa,tire fotografias para depois podermos ver ok?Aproveite esses dias por aí ao maximo,tal como eu fiz na viagem que fizemos em Março,que foi um ESPECTACULO!!!

Um grande abraco e uma optima viagem para todos,vivam cada dia e desfrutem de tudo,

Francisco Catarino

FC disse...

Professor tudo bem?mal possa coloque umas fotografias da sua viagem pois gostaria bastante de as ver e saber por onde andaram,o que fizeram etc.A curiosidade e muito grande acredite!!!
Um grande abraco do seu ex-aluno,


Francisco Catarino