segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O Presidente da AE e a Turquia

Eu voto EVET à adesão da Turquia à UE

Quem assim pensa é o líder da Associação de Estudantes da ESSJE, aluno de Sociologia do 12º ano, T11, João Frederico Neves dos Santos Cavalheiro Costa.
O artigo foi escrito na sequência da sessão Back to School e do debate realizado na aula de Sociologia sobre o tema da adesão ou não da Turquia à União Europeia.

Texto adaptado
Até há bem pouco tempo eu era um dos opositores acérrimos da entrada da Turquia na União Europeia, justificando a minha posição baseado no facto do país sofrer de défice democrático e da sua capacidade militar e extremista poder ameaçar a segurança interna europeia. A meu ver, o facto de na Turquia existir pena de morte, e haver inúmeros conflitos internos, nomeadamente com a população curda, impossibilitava a sua entrada numa comunidade económica e politica que tem por objectivo a estabilidade e o crescimento.
Ora, nos últimos tempos parece que o governo turco tem estado a limar as imperfeições e os défices de conduta moral. De certo modo o governo está cada vez mais a assemelhar-se aos congéneres europeus. É indubitável a entrada da Turquia na União Europeia. Caso isso não acontecesse estaríamos a incorrer em injustiças e tentativas de exclusão.
Observemos agora o caso do Chipre. Aderiu à União Europeia em 2003. No entanto a situação geográfica deste país em muito se assemelha à da Turquia. Logo, podemos excluir, desde já, a reprovação da candidatura turca por motivos de localização geográfica.Acontece que nos últimos dois anos a Turquia tem feito reestruturações económicas e politicas; o poder militar foi substancialmente reduzido; o povo curdo passou a ser respeitado (apesar de ainda haver muito para caminhar neste sentido); a pena de morte foi abolida; e a lei que considerava o adultério um crime, abandonada.
A posição da União Europeia, até agora, foi a de dizer à Turquia que assim que cumpra os requisitos e inquéritos impostos, se iram abrir negociações para a sumária adesão. Até lá resta aguardar que a Turquia aspire a um lugar na nova Europa em construção, cumprindo os requisitos impostos.

1 comentário:

FC disse...

Ola professor entao tudo bem?Como vai a vida pela ESSJE?Tou a ver que ha bastantes progressos nomeadamente na existencia de uma Associacao de Estudantes.Eu so este ano na faculdade é que ja tive mais contacto com uma AE pois nos 3 anos que tive na ESSJE nunca houve uma AE que apoiaasse e defendesse os interesses dos alunos e fosse a debates interessantes como este da entrada da Turquia na UE,que é um caso bastante complexo.
È verdade liguei lhe para saber novidades,projectos deste ano aí na escola,viagens etc eheh!Qualquer reportagem que vejo sobre UE,parlamento,strasbourg etc vem-me sempre a memoria a viagem que realizámos este ano a Strasbourg.Nostalgia e saudade daqueles dias muito bem passados,5 estrelas!
Relativamente a aldeia de casteloes,eu como vi que se situava na zona onde o professor costuma ir,ou se nao é,é ali muito proximo vim falar com o professor para saber se viu a reportagem e o que achou da mesma e de voltarem as raizes da aldeia,tradicoes etc.
Nao tenho recebido mails do professor,nao tem tido ultimamente é?Depois diga me entao alguma coisa,

Grande abraco do seu ex-aluno,


Francisco Catarino