Audaces Fortuna Juvat
Sábado, dia 15 de Dezembro de 2007, teve lugar a cerimónia de entrega dos diplomas do
Quadro de Excelência aos alunos que no ano lectivo de 2006/2007 se destacaram pelo bom comportamento e pela obtenção de classificações superiores a 16 valores.
Dos meus alunos de Sociologia, do 12º ano, turma 8, que obtiveram o diploma, estiveram presentes o Francisco, a Carolina, o Tomás e o João Paulo.
Ausentes, o André, o Rubem e o Denis.
A Raquel Bacelos, excelente aluna de Economia, do curso nocturno, mostra, satisfeita, o seu diploma do Quadro de Excelência. Pessoalmente, acho que ganharia o brilho de valioso
pergaminho, emoldurado, se por baixo da palavra
'Diploma' estivesse escrita a expressão
'Quadro de Excelência' em letras semelhantes às de uma iluminura!
Tal como os demais alunos que foram à cerimónia acompanhados por familiares, a Raquel foi com o marido, a filha e a Dirlene, colega de turma.
A entrega dos diplomas foi feita em três sessões consecutivas. A primeira, às 14h30, para os alunos do 10º ano, quarenta ao todo. A segunda para os alunos do 11º ano e a terceira, para os alunos do 12º ano, cerca de 68.
A Comissão Executiva
Os colegas Thierry, Loureiro, Ana Ribeiro (Presidente), Paula Néo e Ana Paula.
Os quadros de excelência regem-se pelo Decreto-Lei 30/2002. Pretendem "reconhecer os alunos que revelam excelentes resultados escolares e produzem trabalhos académicos ou realizam actividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
A iniciativa das propostas de candidatura, no que diz respeito ao Quadro de Excelência, pertence ao Conselho de Turma.
As condições mínimas de candidatura ao Quadro de Excelência são:
- Obtenção de média de 16 valores, ponderada pela carga horária semanal de todas as disciplinas; - Ausência de classificações negativas no último momento de avaliação;
- Bom comportamento."

Francisco, carinhosamente chamado
Cocas pelos amigos, satisfeito com o diploma recebido. Nunca mais se esquece da nossa viagem a Basileia e Estrasburgo! Está no 1º ano de Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.
João Paulo não pára de crescer! Está fadado a altos voos, como gestor super eficiente e de poucas palavras. Estuda na Universidade Nova de Lisboa

.
O encanto da
Carolina. Quando me manifestou o seu reconhecimento por ter ido assistir à entrega dos diplomas, fiquei satisfeito, feliz comigo próprio. Futura gestora, frequenta o curso de Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.
Tomás a ser cumprimentado pela colega Ana Paula, da Comissão Executiva. Dele guardo a ideia de uma aluno nobre de carácter e educação esmerada, de futuro
gentleman. Entrou para o curso de Gestão na Universidade Nova de Lisboa e já tem o doutoramento no horizonte!

A Raquel é brilhante aluna do curso nocturno. Está de parabéns, duplamente, porque, além de exercer uma actividade profissional e ser dona de casa, consegue obter excelentes notas. Continuo a ser seu professor de Economia, no 11º H.
Momento de música Após a entrega dos diplomas, ele tocou, ela cantou e ambos encantaram. Magníficos!
Pais, encarregados de educação, familiares e amigos dos alunos, à saída do auditório onde decorreu a cerimónia.

Vista parcial da
sala de convívio, decorada para os festejos de Natal e preparada para o lanche oferecido aos alunos diplomados e seus familiares, alguns dos quais já foram também alunos da escola.
Convívio, acompanhado de café, chá, sumos e iguarias doces e salgadas, feitas pelas senhoras que trabalham na cozinha da escola.

O Grupo de Estrasburgo
No qual falta o Denis!
João Paulo, Francisco, Carolina e Tomás,
Até sempre!
O vosso professor de Sociologia