terça-feira, 18 de dezembro de 2007

11º A - Convívio na Sala de Aula

Os alunos do curso nocturno, 11º ano, turma A, no último dia de aulas do primeiro período, resolveram, no contexto do espírito natalício, confraternizar com os professores de Economia e de Contabilidade, levando chá e bolos para a sala de aula.
O momento foi vivido em ambiente de alegria, imperando a boa disposição.
Este ano a turma está reduzida a dez elementos. São alunos adultos, alguns são casados e têm filhos, que depois de um dia de trabalho ainda se sentem com energia e motivação para assistir às aulas até às 23h45'.
No grupo há uma brasileira e uma guineense, os restantes são portugueses.O Farinha, sorridente e com apetite



sábado, 15 de dezembro de 2007

Quadro de Excelência II

Audaces Fortuna Juvat

Sábado, dia 15 de Dezembro de 2007, teve lugar a cerimónia de entrega dos diplomas do Quadro de Excelência aos alunos que no ano lectivo de 2006/2007 se destacaram pelo bom comportamento e pela obtenção de classificações superiores a 16 valores.

Dos meus alunos de Sociologia, do 12º ano, turma 8, que obtiveram o diploma, estiveram presentes o Francisco, a Carolina, o Tomás e o João Paulo. Ausentes, o André, o Rubem e o Denis.





A Raquel Bacelos, excelente aluna de Economia, do curso nocturno, mostra, satisfeita, o seu diploma do Quadro de Excelência. Pessoalmente, acho que ganharia o brilho de valioso pergaminho, emoldurado, se por baixo da palavra 'Diploma' estivesse escrita a expressão 'Quadro de Excelência' em letras semelhantes às de uma iluminura!
Tal como os demais alunos que foram à cerimónia acompanhados por familiares, a Raquel foi com o marido, a filha e a Dirlene, colega de turma.

A entrega dos diplomas foi feita em três sessões consecutivas. A primeira, às 14h30, para os alunos do 10º ano, quarenta ao todo. A segunda para os alunos do 11º ano e a terceira, para os alunos do 12º ano, cerca de 68.
A Comissão Executiva
Os colegas Thierry, Loureiro, Ana Ribeiro (Presidente), Paula Néo e Ana Paula.
Os quadros de excelência regem-se pelo Decreto-Lei 30/2002. Pretendem "reconhecer os alunos que revelam excelentes resultados escolares e produzem trabalhos académicos ou realizam actividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
A iniciativa das propostas de candidatura, no que diz respeito ao Quadro de Excelência, pertence ao Conselho de Turma.
As condições mínimas de candidatura ao Quadro de Excelência são:
- Obtenção de média de 16 valores, ponderada pela carga horária semanal de todas as disciplinas;
- Ausência de classificações negativas no último momento de avaliação;
- Bom comportamento."


Francisco, carinhosamente chamado Cocas pelos amigos, satisfeito com o diploma recebido. Nunca mais se esquece da nossa viagem a Basileia e Estrasburgo! Está no 1º ano de Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.




João Paulo não pára de crescer! Está fadado a altos voos, como gestor super eficiente e de poucas palavras. Estuda na Universidade Nova de Lisboa.




O encanto da Carolina. Quando me manifestou o seu reconhecimento por ter ido assistir à entrega dos diplomas, fiquei satisfeito, feliz comigo próprio. Futura gestora, frequenta o curso de Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.


Tomás a ser cumprimentado pela colega Ana Paula, da Comissão Executiva. Dele guardo a ideia de uma aluno nobre de carácter e educação esmerada, de futuro gentleman. Entrou para o curso de Gestão na Universidade Nova de Lisboa e já tem o doutoramento no horizonte!
A Raquel é brilhante aluna do curso nocturno. Está de parabéns, duplamente, porque, além de exercer uma actividade profissional e ser dona de casa, consegue obter excelentes notas. Continuo a ser seu professor de Economia, no 11º H.

Momento de música
Após a entrega dos diplomas, ele tocou, ela cantou e ambos encantaram. Magníficos!


Pais, encarregados de educação, familiares e amigos dos alunos, à saída do auditório onde decorreu a cerimónia.


Vista parcial da sala de convívio, decorada para os festejos de Natal e preparada para o lanche oferecido aos alunos diplomados e seus familiares, alguns dos quais já foram também alunos da escola.

Convívio, acompanhado de café, chá, sumos e iguarias doces e salgadas, feitas pelas senhoras que trabalham na cozinha da escola.



O Grupo de Estrasburgo
No qual falta o Denis!
João Paulo, Francisco, Carolina e Tomás,
Até sempre!
O vosso professor de Sociologia

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Porreiro, Pá!

Temos Tratado de Lisboa!
Ter um tratado europeu com o nome de Lisboa era um sonho acalentado pelo governo português. Esse objectivo foi alcançado na Cimeira de 19 de Outubro, quando se chegou a acordo sobre o novo tratado. A assinatura ficou agendada para 13 de Dezembro de 2007, em Lisboa.
Nesse dia, o primeiro-ministro, visivelmente satisfeito, cumprimentou o presidente da União Europeia, Durão Barroso, e apertando-lhe a mão, disse-lhe:
-Porreiro, pá! Expressão que vai ficar para a História!

O Mosteiro dos Jerónimos, expoente máximo do estilo manuelino, o gótico português, foi o local escolhido para a assinatura do Tratado de Lisboa, oficialmente designado Tratado Reformador da União Europeia
No mesmo local, em 1985, Portugal assinou o tratado de Adesão à CEE - Comunidade Económica Europeia, nome pelo qual era conhecida a organização, desde a sua fundação em 1957. A mudança de nome ocorreu em 1992, com o Tratado de Mastricht, passando a partir de então a chamar-se União Europeia.


A assinatura do Tratado de Lisboa era a prioridade das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, iniciada em Julho e em vigor até 31 de Dezembro, data a partir da qual, durante seis meses, a presidência vai ser ocupada pela Eslovénia.

À cerimónia de assinatura do tratado no Mosteiro dos Jerónimos só faltou o primeiro-ministro inglês. Especulou-se sobre o seu atraso, apontado-se diversas razões.
Tenho uma interpretação pessoal. Partindo do princípio que o primeiro-ministro inglês se terá comportado como uma prima dona despeitada, o seu atraso deve-se a uma zanga com José Socrates por este não ter impedido a presença de Robert Mugabe, presidente do Zimbabué, na cimeira da União Europeia com África, realizada em Lisboa alguns dias antes.

O Presidente da República quis associar-se ao festejo da assinatura do Tratado de Lisboa convidando para almoço, no Museu dos Coches, as delegações dos 27 Estados membros da União Europeia.

Segundo os meios de comunicação social, a ementa era tipicamente portuguesa.




Da sobremesa faziam parte os famosos pasteis de Belém, regados com vinho do Porto, da safra de 1957, ano em que foi assinado o Tratado de Roma.

Caminhando para a recta final da presidência portuguesa da União Europeia pode dizer-se que as prioridades foram cumpridas.
Para além do Tratado de Lisboa foi realizada a Segunda Cimeira da União Europeia com o continente africano e a primeira cimeira da União Europeia com o Brasil, cimeiras com a Rússia, Índia e China, assumindo Portugal o papel de ponte entre a Europa e outros continentes.

Coroada de êxito a Presidência Portuguesa da União Europeia, cabe agora saber se o governo vai cumprir a promessa eleitoral de referendar o tratado ou se vai cumprir o acordo estabelecido entres os 27 Estados membros da UE para que o Tratado Reformador seja ratificado pelos parlamentos nacionais durante o ano de 2008 para entrar em vigor em Janeiro de 2009.

Se não cumpre a promessa eleitoral de referendar o tratado, a oposição, em coro, vai chamá-lo de mentiroso. Se realiza o referendo o Tio Sarkozy e a Tia Angela Merkel, os verdadeiros artífeces do tratado, entre outros mimos, vão chamá-lo de traidor.

Cá por mim só participo e voto sim no referendo se for vinculativo, caso contrário abstenho-me. Mas o governo vai safar-se bem, não vai realizar o referendo e ganhar as eleições em 2009.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

"Andemos, Paremos e Mijemos ..."

mas não só ...
Viagem ao Parlamento Europeu

Título tirado da composição de um aluno, de uma escola primária, sobre uma viagem escolar de Braga ao Porto. Esta e outras histórias foram contadas pela Dra. Ana, excelente guia, com mestrado em História, que nos acompanhou durante toda a viagem.


Alunos e professores da Escola Secundária de São João do Estoril no PE


Viagem efectuada entre 26 de Novembro e 1 de Dezembro, em camioneta.
Ao longo de 36 horas de viagem, do Estoril a Bruxelas, foram feitas diversas paragens, para cumprimento da legislação comunitária. A camioneta saiu de São João do Estoril às 7,30 horas, tendo passado por Caldas da Raínha para apanhar um motorista e por Espinho, para alunos e professores da Escola Secundária Manuel Laranjeira seguirem connosco.
Aquae Flaviae, Cidade Termal
A camioneta seguiu em direcção a Chaves, por auto-estrada. Na cidade transmontana, banhada pelo Tâmega, fez-se uma paragem de uma hora, dando tempo de almoçar a quem não levou sandes. Saída de Chaves por volta das 16h30 em direcção à fronteira.

BURGOS
E o Caminho de Santiago

Já passava das 22h quando a camioneta chegou a Burgos. O frio era muito e o nevoeiro, intenso. Durante a paragem deu para conhecer exteriormente a catedral góticca, a mais imponente de Espanha.

Porta de Santiago
Nós, como os peregrinos do Caminho Francês que demadavam a Galiza, entrámos no centro histórico de Burgos pela imponente Porta de Santiago.


Jantar com os eurodeputados
Restaurante português Espace New Europe














Durante o jantar o savoir être de alunos da ESSJE ficou demonstrado no diálogo cortês que mantiveram com os eurodeputados do PCP, Dr. Pedro Guerreiro e Dra. Ilda Figueiredo.

Memorial de Breendonk










10 de Dezembro
Dia Internacional dos Direitos do Homem









Parlamento Europeu

É o maior parlamento multinacional do mundo. Os deputados falam nas suas próprias línguas nacionais. Estão organizados por afinidades políticas.




Os professores de Economia, História e Sociologia, da ESSJE, diante da sede do PE
Sessão de informação e debate no PE com os deputados anfitriões.



Plenário
Na altura em que estivémos no hemiciclo falava-se da Europa do Futuro. O orador era Zapatero, chefe do governo espanhol.

Alunos e professores das escolas secundárias de São João do Estoril e de Espinho.


La Grande Place
É o coração de Bruxelas, a praça mais linda da cidade, rodeada de edifícios em estilo gótico.

Mannekin Piss
Depois da Grande Place é o monumento mais visitado pelos turistas. Quem esperava um grande monumento fica desiludido.

Moules à la marinière

Foi preciso vir cinco vezes a Bruxelas para descobrir que os mexilhões são um prato típico da cidade. São sempre visitas relâmpago! Espero cá voltar mais vezes e fazer novas descobertas. Bruxelas é uma cidade de que se gosta com o tempo.
Chocolate belga
Delicious! Os gourmands passam-se!


Fronteira franco-belga

Mercado sem fronteiras? A teoria e a prática nem sempre são coincidentes.
Paris by Night
A cidade-luz encanta a qualquer hora do dia e do ano






Jardim das Tulherias


Pirâmide do Louvre




Praça do Centro de Arte Moderna Georges Pompidou

Abraços de borla!
A Ana Teresa e a Larissa não resistiram à oferta e quiseram experimentar!

64 anos depois Flores, para que da memória dos homens não se apague a ocupação de Paris durante a II Guerra Mundial e aqueles que morreram pela sua libertação

O Triunfo do Gótico
Catedral de Notre Dame e Torre de Saint Jacques, de onde, na Idade Média, os peregrinos partiam em peregrinação até Santiago de Compostela


















No hall do hotel à espera do regresso a Portugal
A viagem aproxima-se do fim. Há quem durma, quem troque emails, quem toque e quem cante.

Chegamos!

Esta é a ditosa Pátria minha amada!

Camões

Dra. Ana, Diana e motoristas, companheiros de viagem. A eles, obrigado pelo que fizeram, dentro das suas funções, para que a viagem decorresse com elevado nível pedagógico, serenidade e segurança.





Até sempre colegas de Espinho!





Chegada em Espinho