

Eu sou a trave amiga da tua casa, sou a tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas e o lenho do teu barco.
Álvaro Mira Saraiva
Poupada quando a escola foi construída, deitada abaixo recentemente.
Blogue criado com o nome de EUROLUSO'S BLOG, para divulgar actividades docentes relativas à Dimensão Europeia na Educação e finda a docência, alargar os conteúdos a questões de cidadania. Em 5 de julho de 2015 deixa de se chamar euroluso's blog e toma o nome do administrador.




Conversando uns com os outros sentimos que partilhamos as mesmas preocupações quanto ao nosso futuro. Há alturas da vida em que temos de estar num dos lados da barricada.
Colega reformada, temperada noutras lutas pela dignificação da condição docente, presente para apoiar os colegas no activo. 
Marcha da Indignação à passagem pelo Rossio, espaço pequeno para tantos professores!
O olhar entristecido deste colega do Norte, quando lhe tirei a foto, perturbou-me. Julgo ser alguém que estaria a sofrer uma ruptura emocional dolorosa, possivelmente, naquele contexto, a viver o conflito entre o dever de obediência partidária e a defesa da sua dignidade de professor.
Aqui está meu cartaz preferido! Educar é uma forma de amar. Concordo plenamente com os jovens colegas da Região Centro. Se não tivesse prazer em ajudar jovens a aumentar o seu conhecimento, já há muito que teria feito como certos teóricos da educação que, após breve passagem falhada pelo ensino, elaboram teorias educativas, desadequadas da realidade, para nos ensinarem a ensinar! 

Não são palavras de ordem mas reflectem o sentir de quem as escreve
Linguagem imprópria do Rei de Espanha faz escola na Madeira!
Que estará escrito no cartaz? “Paciência, nossa”, ainda consigo traduzir! 


Os primeiros a chegar foram os professores dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.
Até chegarem os do Norte, depois das 19h, havia várias alternativas: ir embora, ouvir os sindicalistas ou ficar de longe a observar.
Fui apanhado a tirar-lhe a foto. lol
Tinha nas costas um autocolante que dizia “De luto e em luta” . Aliás, foram muitos, os grupos organizados, a vestir-se de preto.
"Era o dia da mulher; elas mais uma vez acorreram em força, com eu; deixaram os filhos e maridos e restantes familiares para abanar a arrogância de uma uma ministra autista" Tino, professor transmontano, de Chaves. 
A marcha da indignação terminou de noite, às 19,15 horas, quando os últimos professores do Norte chegaram ao Terreiro do Paço. Entretanto A Portuguesa já tinha sido cantada. 



Mulheres, na profissão docente estão em maioria. Em medicina concluem o curso, em média, em seis anos; os homens, em oito. Constituem as mulheres um grupo social?
No passado, as mulheres (...) não tinham direito de voto. Sem autorização dos maridos, não podiam ter passaporte, não podiam sair do país, não podiam ter conta bancária, assinar contratos comerciais, alugar casa e abrir empresas. O adultério masculino era tolerado; o adultério feminino era legalmente punido. António Barreto
Com o 25 de Abril de 1974 nasceu um novo sistema político e foi reconhecido à mulher o direito de cidadania.