sábado, 8 de março de 2008

Elites e Movimentos Sociais ...

... Agentes de Mudança Social
A mudança social é um fenómeno que afecta todos os agrupamentos humanos, alterando o curso da história de qualquer colectividade.

A mudança social implica transformações duradouras na estrutura e funcionamento da organização social, resultantes da acção histórica de factores ou de agentes de mudança social - elites e movimentos sociais.
O conceito de elite varia conforme os autores. Há diferentes elites: elite política, aristocrática, militar, etc. Comum a todas elas é o facto de serem formadas por pessoas ou grupos minoritários que pelas ideias defendidas, pelas decisões tomadas, pela carga simbólica que lhes é atribuída, favorecem ou funcionam como entraves de resistência à mudança social.

As pessoas das altas rodas também podem ser consideradas como um conjunto de grupos cujos membros se conhecem, se vêem socialmente e nos negócios, e por isso, ao tomarem decisões, levam-se mutuamente em consideração. A elite forma uma entidade social e psicológica mais ou menos compacta. (…) Aceitam-se, compreendem-se, casam entre si, e procuram trabalhar e pensar, se não juntos, pelo menos de forma semelhante. Wright Mills
A Elite do Poder em Portugal, é identificada, da seguinte forma, por Pacheco Pereira:
Somem-se os nomes das Comissões de Honra de Soares e Cavaco, e dá mais de mil nomes, que são um retrato de quem manda em Portugal. Do establishment. Do "quem é quem". Somem-se mais meia dúzia de nomes, mais os militares no activo, juízes e embaixadores, alguns jornalistas, mais a hierarquia da Igreja, e está toda a nossa elite. Quem manda.

A elite do poder é composta por homens cuja posição lhes permite transcender o ambiente comum dos homens comuns, e tomar decisões de grandes consequências. (…) Comandam as principais hierarquias e organizações. Comandam as grandes empresas. Governam a máquina do Estado e reivindicam as suas prerrogativas. Dirigem a organização militar. Ocupam os postos de comando estratégico da estrutura social. (...)
Dentro dos altos círculos da elite do poder, existem grupos e facções; há conflitos de orientação, e chocam-se as ambições pessoais. Wright Mills
Na complexa organização do governo moderno, a necessidade de um ‘círculo íntimo’ de conselheiros pessoais tem-se tornado extremamente importante para o dirigente, especialmente quando deseja ser um inovador. Para criar e realizar a sua política, precisa de homens totalmente ao seu serviço. As funções específicas que esses homens podem executar é muito variada, mas não importa o que façam ou digam - são a alter ego do seu comandante. Esses lugares-tenentes pessoais do poder são agentes fiéis, acima de tudo, do homem a cujo círculo íntimo pertencem. Wright Mills

Movimento social “é a organização estruturada e identificável que tem como finalidade explícita agrupar membros com vista à defesa ou promoção de certos objectivos precisos, geralmente com conotação social”.
Outros autores, porém, consideram que os movimentos sociais “constituem grupos indistintos, juridicamente anárquicos e homogéneos de pessoas, sem representação visível e sem que seja possível definir qual integrante responde legalmente pelo grupo”.


Os movimentos sociais são dinâmicos e de duração incerta. Pela massa humana que mobilizam e pela força reivindicativa de que dispõem, constituem-se como importantes elementos a ter em conta nas sociedades actuais, desempenhando um papel relevante no processo de mudança social e no dia-a-dia de uma sociedade.

Sem comentários: