sexta-feira, 21 de março de 2008

À Descoberta das Plantas da ESSJE

Dia Mundial do Ambiente e da Floresta












Símbolos da vida em constante regeneração, as plantas são seres vivos, verdes.



E o verde das plantas está na nossa bandeira, representando a esperança de construção colectiva de um Portugal viçoso.



Se verde é vida, então, na nossa escola, se a queremos como um espaçoso manto verde e de relações interpessoais vicejantes, temos de manter vivo diariamente o nosso lema de semear a todos os ventos.


Súplica da árvore ao viandante
Tu que passas e ergues para mim o teu braço, antes que me faças mal, olha-me bem.










Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de Inverno.




Eu sou a sombra amiga que tu encontras quando caminhas sob o sol de Agosto.




E os meus frutos são a frescura apetitosa que te sacia a sede nos caminhos.
Eu sou a trave amiga da tua casa, sou a tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas e o lenho do teu barco.








Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada, a madeira do teu berço e o aconchego do teu caixão.
Sou o pão da bondade e a flor da beleza.
Tu que passas, olha-me bem e … não me faças mal
Álvaro Mira Saraiva

Palmeira cortada!
Poupada quando a escola foi construída, deitada abaixo recentemente.




























































segunda-feira, 10 de março de 2008

Assim não se pode ser professor

A Europa é a nossa utopia colectiva. Quando ainda se vivia a euforia de Portugal ter aderido à União Europeia, nas aulas de Economia Portuguesa, ensinava aos meus alunos que uma das vantagens da adesão era a aproximação dos salários e das condições de vida dos portugueses às dos países da então denominada CEE. Hoje, ao ver a bandeira azul com as doze estrelas hasteada, pensei nisso e senti um nó, de tristeza, na garganta. No bolso do casaco levava, dobrada, a bandeira da União Europeia, mas não ousei mostrá-la. Dias antes tinha lido no jornal como é a avaliação dos professores na Alemanha e noutros países europeus e, comparando com a que nos querem impor, fiquei indignado com as mentiras que se vão propagando, contra as quais é difícil os professores lutarem.
Sou socialista, porque me chamam comunista?
Alguns artigos aparecidos nos jornais estavam claramente a incentivar a ministra na cruzada contra os professores. No Diário Económico pedia-se à ministra da Educação para ser a Maggie da educação. Margaret Tatcher ficou célebre por ter partido a espinha dorsal ao sindicato dos mineiros. E. Rangel, no CM, insultou os professores, tratando-os como um bando de holligans. Porquê essa raiva toda contra o exercício, pacífico, de um acto de cidadania por parte dos professores?
Da Escola Secundária de São João do Estoril, onde não há delegado sindical nem se fazem reuniões sindicais, que eu saiba, várias dezenas de professores foram à Marcha da Indignação. Uma coisa nunca vista! A revolta alastra. Conversando uns com os outros sentimos que partilhamos as mesmas preocupações quanto ao nosso futuro. Há alturas da vida em que temos de estar num dos lados da barricada.
Desta vez não foi difícil optar: Primeiro, em nome do saneamento das contas públicas, aceitei o sacrifício que me foi pedido, de não ter tido aumento de vencimento. Posteriormente critiquei, numa Carta Aberta à Ministra da Educação, as regras de um concurso ilegal e injusto que me impediu de ser professor titular. Agora, embora tenha idade e tempo de serviço para me reformar no topo da carreira, o ministério mantém congelado o processo de avaliação de professores enquanto um novo modelo, penalizador, não for implementado.





100000! Espantoso!
Uma vaga de gente inundou a Avenida da Liberdade. No final a euforia era geral, refreada agora, com os temores do Day After

Colega reformada, temperada noutras lutas pela dignificação da condição docente, presente para apoiar os colegas no activo.
Marcha da Indignação à passagem pelo Rossio, espaço pequeno para tantos professores! O olhar entristecido deste colega do Norte, quando lhe tirei a foto, perturbou-me. Julgo ser alguém que estaria a sofrer uma ruptura emocional dolorosa, possivelmente, naquele contexto, a viver o conflito entre o dever de obediência partidária e a defesa da sua dignidade de professor.

Aqui está meu cartaz preferido! Educar é uma forma de amar. Concordo plenamente com os jovens colegas da Região Centro. Se não tivesse prazer em ajudar jovens a aumentar o seu conhecimento, já há muito que teria feito como certos teóricos da educação que, após breve passagem falhada pelo ensino, elaboram teorias educativas, desadequadas da realidade, para nos ensinarem a ensinar!


Não são palavras de ordem mas reflectem o sentir de quem as escreve Linguagem imprópria do Rei de Espanha faz escola na Madeira!



Que estará escrito no cartaz? “Paciência, nossa”, ainda consigo traduzir!


Chegada da cabeça da manifestação à Praça do Comércio, às 17 horas. Para fazer a cobertura fotográfica, deixei os colegas de São João no Marquês. Depois, aqui e além, ainda encontrei alguns, perdidos na multidão.

-Camarada, bandeiras partidárias não, por favor!
Parece dizer o sindicalista que se dirige para a senhora idosa com a bandeira do PS. Fiquei sem perceber se ela fazia manguitos aos professores ou se os apoiava.




Os primeiros a chegar foram os professores dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.
Até chegarem os do Norte, depois das 19h, havia várias alternativas: ir embora, ouvir os sindicalistas ou ficar de longe a observar.



Fui apanhado a tirar-lhe a foto. lol
Tinha nas costas um autocolante que dizia “De luto e em luta” . Aliás, foram muitos, os grupos organizados, a vestir-se de preto.




"Era o dia da mulher; elas mais uma vez acorreram em força, com eu; deixaram os filhos e maridos e restantes familiares para abanar a arrogância de uma uma ministra autista" Tino, professor transmontano, de Chaves.

















A marcha da indignação terminou de noite, às 19,15 horas, quando os últimos professores do Norte chegaram ao Terreiro do Paço. Entretanto A Portuguesa já tinha sido cantada.

Ouvindo os primeiros comentários do primeiro-ministro sobre a manifestação dos professores fiquei apreensivo com receio de que a falta de diálogo se mantenha e o mal estar social se agrave.

sábado, 8 de março de 2008

Quero, Faço e Não Mando

Super-mulheres

Hoje, 8 de Março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Numa 'cultura de machos latinos', como a portuguesa, qual o papel social e o estatuto social da mulher?






Mulheres, na profissão docente estão em maioria. Em medicina concluem o curso, em média, em seis anos; os homens, em oito. Constituem as mulheres um grupo social?

No passado, as mulheres (...) não tinham direito de voto. Sem autorização dos maridos, não podiam ter passaporte, não podiam sair do país, não podiam ter conta bancária, assinar contratos comerciais, alugar casa e abrir empresas. O adultério masculino era tolerado; o adultério feminino era legalmente punido. António BarretoCom o 25 de Abril de 1974 nasceu um novo sistema político e foi reconhecido à mulher o direito de cidadania.