segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cartolinhas de Mairos



Estive presente, Sexta-feira, dia 19 de Junho, na missa e no lanche de encerramento do ano lectivo de 2008/2009 na Escola EB 1 de Mairos.

Chamado pelo senhor padre Delmino para fazer a cobertura fotográfica da missa, senti-me intruso entre encarregados de educação que não sabiam quem eu era. Só quando, do altar-mor, me chamou para ir para a frente da assistência é que, sentindo-me apresentado, passei a fotografar sem receio de ser interpelado.



Cartolas no cesto do ofertório para serem benzidas e coroarem a cabeça de meninos e meninas aplicados nos estudos.
Antes da missa houve alunos que vieram até mim apertar-me a mão e outros sorriram-me, confirmando a impressão de que são sociáveis e comunicativos.
O pimpolho não é o Menino Jesus da Cartolinha, de Miranda do Douro, mas tem-lhe o jeito e é aprumado como o soldadinho de chumbo!


Ritual de passagem ao Ciclo

Mais um jeitinho da professora Dalila e a cartola não cai da cabecinha da menina finalista da primária. Para o ano estará em Chaves, na escola do ciclo preparatório.
Além da cartola e de um diploma, cada aluno recebeu uma flor e um beijinho da professora Hermínia.


Obrigado, avó!

Um gesto de grande nobreza o do menino por, espontaneamente, ter oferecido à avó, com quem vive, a flor que a professora Hermínia acabara de lhe entregar.

Quando fui dar os parabéns à orgulhosa avó, ela, antes que lhe tivesse feito o pedido, quase me segredou: "-Pode colocar - as fotos - na Internet!"

No final da missa as fotos da praxe, como manda a tradição.


Mestra e alunos ...




... Mãe com o rebento, feliz por o filho ter vencido mais uma etapa da vida.











Cartolinhas confabulando, entre pares ...


Lanche nas instalações da escola

Aceitei o convite das professoras, que já conhecia da comemoração do Dia da Europa na Escola EB 1 de Mairos, para lanchar com o grupo.

Conversa puxa conversa e a professora Dalila inscreveu-me para o almoço de bloguistas flavienses em Segirei, no último fim-de-semana de Junho.

Homenagem de Mairos a outro cartola de Trás-os-Montes, o sábio Abade de Baçal, pároco na aldeia.


Vista captada do adro da igreja. Mairos, terra fértil!

Mairos e Argemil, duas aldeias vizinhas, duas escolas diferentes na forma de encerramento do ano lectivo mas ambas convergindo no apêlo à participação da comunidade nas actividades educativas.

Sem comentários: